Edições Demócrito Rocha

Facebook

Twitter

Siga a EDR no Twitter

Notícia

Programação do Espaço O POVO de Cultura & Arte

ABRIL 2012

Na semana do Aniversário de 286 anos de Fortaleza, o Espaço O POVO de Cultura & Arte convida para uma prosa sobre a cidade. Nos dias 11 e 12 próximos, a partir das 19 horas, pesquisadores, escritores e memorialistas trocam ideias sobre uma Fortaleza que se constrói a partir da diversidade cultural e dos arranjos sociais que a tornam única. A um só tempo a cidade se faz extravagante e bem humorada, dividida e plural, pacata e de vanguarda. Em resumo: uma Fortaleza cheia de histórias.

Neste mês de abril, o programa Confronto de Ideias do O POVO ganha novo formato com um debate que estreia no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Para abrir a temporada, o Confronto de Ideias reúne a historiadora Silvia Siqueira (Uece) e o urologista Paulo Reis em torno da temática sobre gênero, um dos assuntos mais polêmicos da contemporaneidade. O Confronto de Ideias estreia dia 10 próximo, às 19 horas.

O cineasta Halder Gomes, diretor-executivo de Area Q, em cartaz nos cinemas, é o convidado da terceira edição do programa Entrevista Aberta, dia 19 deste mês. No dia 20, temos lançamento e bate-papo no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Os autores Artur Bruno e Airton de Farias autografam o livro Fortaleza: uma breve história e comandam a rodada de conversa sobre o tema: Construindo a história da cidade, que contará com a participação da professora Clélia Lustosa (UFC).
AGENDE-SE!

Dia 10, às 19 horas. Programação aberta ao público.
Confronto de Ideias
O que era bom no O POVO – e acessado pelas mídias digitais – ficará ainda melhor. O programa Confronto de Ideias faz sua estreia no Espaço O POVO de Cultura & Arte, trazendo para o campo do debate presencial a temática de gênero.
Convidados
Silvia Siqueira, doutora em História, professora da Uece, se dedica ao estudos de gênero, com ênfase no feminino
Paulo Reis, urologista, especialista em Sexualidade Humana

Dia 11, às 19 horas. Programação aberta ao público.
Os quatro cantos de Fortaleza: uma prosa sobre memória, comportamento e espaços da cidade.
Convidados:
Preto Zezé, presidente nacional da Cufa. Há mais de 10 anos atua em projetos sociais que buscam, por meio das artes, transformar a realidade de vários bairros de Fortaleza. É o primeiro nordestino a ocupar a presidência da entidade dirigida antes por MV Bill.
Lídia Noemia dos Santos, historiadora, doutoranda em História pela PUC-SP, é autora do livro Brotinhos e seus problemas, uma pesquisa que envolve juventude e gênero na imprensa cearense nos anos 50 do século XX.
Narcélio Limaverde, jornalista, radialista e escritor, é autor de livros onde destaca suas memórias sobre Fortaleza.
Lídia Valesca Pimentel, socióloga, doutora em Sociologia, pesquisa há 15 anos os espaços de Fortaleza. É autora do trabalho Vida nas ruas: corpos em percursos no cotidiano da cidade. É professora da Faculdade Farias Brito.

Dia 12, às 19 horas. Programação aberta ao público.
O olhar do cronista sobre a cidade
Convidados
Carlos Vazconcelos, contista, mestrando em Literatura (UFC), é autor do livro de contos O mundo dos vivos. Coordena o projeto literário Bazar das Letras, no Sesc-CE.
Demitri Túlio, jornalista, escritor, assina a coluna Das Antigas, do suplemento Vida & Arte (O POVO). É autor da coletânea de crônicas Das Antigas e dos livros infantis Detestinha, o bicho que detestava ler(teatro)O Ipê Amarelo e o passarinho e O Ovo Mudo
Raymundo Netto, escritor, cronista do suplemento Vida & Arte (O POVO). É autor do livro Um conto no passado: cadeiras na calçada. É editor-adjunto das Edições Demócrito Rocha.

Dia 19, às 19h30min

Entrevista Aberta com Halder Gomes
O cineasta cearense é convidado da terceira edição do projeto Entrevista Aberta. Ele é o produtor executivo deArea Q. No início dos anos 2000, levou ao Festival de Cinema do Rio de Janeiro, o curta Cine Holiúdy: O astista contra o caba do mal e ouviu dos críticos que viram o trabalho que o curta poderia se transformar num longa. Foi assim que Cine Holiúdy cresceu. Dirigiu ainda os trabalhos As mães de Chico Xavier (2007); The Morgue(2007),No calor da Terra do Sol (2005), entre outros. Já participou de mais de 60 festivais de cinema mundo afora. Diz que faz filme de olho no mercado internacional.
Entrevistadores
Pedro Rocha, jornalista, repórter de O POVO, mestre em Sociologia (UFC)
Sander Cruz Castelo, historiador, doutor em Sociologia (UFC), professor da Uece.
Mediador: Plínio Bortolotti, jornalista, diretor do O POVO.

Dia 20, às 18 horas
Palestra com Artur Bruno, Airton de Farias e Clélia Lustosa (UFC) sobre o tema Construindo a História da cidade e lançamento da segunda edição do livro Fortaleza: uma Breve História, editado pelas Edições Demócrito Rocha.

Compartilhe

Promoção

Paulo Abel

Paulo Abel

Gênero:
Biografia
Autor:
Elvis Matos
Preço:
R$ 9,50

Recomendação

Martins Filho

Martins Filho

Gênero:
Biografia
Autor:
Paulo Elpídio de Menezes Neto
Preço:
R$ 9,50