Edições Demócrito Rocha

Facebook

Twitter

Siga a EDR no Twitter

Mini Cursos

Digital Storytelling

 

ATENÇÃO. Os inscritos deverão comparecer no Espaço O POVO até às 15h20min. Após este horário, os lugares não ocupados serão preenchidos por aqueles que formarem fila de espera, mediante distribuição de senhas.

 

Este minicurso mostrará como criar histórias imersivas e desenvolver experiências mais significativas aos usuários (leitor, interator, gamer ou expectador) por meio de diferentes plataformas, mídias e dispositivos digitais. Tais como: videogames, narrativa transmídia, e livros digitais interativos infantis. As abordagens exploradas neste curso possibilitarão que os profissionais das contações de histórias, como escritores, roteiristas, designers, programadores, ilustradores, animadores, publicitários, dentre outros, percebam as oportunidades criativas que emergem da convergência midiática e tecnológica como novas ferramentas para contar histórias.

 

Ministrante:

Deglaucy Jorge. Doutorando em Design com pesquisa em design de mídia – Programa de PósGraduação em Design e Expressão Gráfica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design (pesquisa em design de hipermídia), Pós-graduado em Design Gráfico e graduado em Administração de Marketing. Realiza pesquisa em design de livro digital interativo infantil, book apps infantis – hipermídia, interatividade e digital storytelling. Experiência na área de Design Gráfico Editorial, Marketing, Comunicação Visual e Gestão do design, atuando profissionalmente nas seguintes sub-áreas: design de livro, design de livro infantil, e design de games.

 

OBJETIVOS

  1. Apontar o atual cenário das novas mídias e taxonomias relacionadas;
  2. Discutir a relação dos componentes narrativos tradicionais com narrativa interativa;
  3. Experimentar exercícios reflexivos, analíticos e colaborativo para criação de formas multimidiáticas e interativas para contar histórias; 3.4 Analisar criticamente obras narrativas interativas.

 

CONTÉUDO

  1. Definição de Storytelling (Narrative ≠ Storytelling ≠ Plot; Escopo do curso – Narrativa como discurso);
  2. Definições de design, mídias, nova mídia (mídia digital), multimídia, hipermídia, interação e interatividade;
  3. Definição de Tecnologia;
  4. Conceito de convergência;
  5. Tipos de Narrativas digitais Interativas.
  6. Novas tecnologias, novas oportunidades criativas
  7. Narrativas: novas e antigas;
  8. Crescimento e popularidade do entretenimento digital;
  9. Em direção a convergência de mídias.
  10. Design de Narrativa digital interativa
  11. Estética da narrativa digital interativa;
  12. A interatividade e seus efeitos (tipos de interatividades);
  13. Antigas e novas ferramentas (10 ferramentas essenciais);
  14. Personagens, Diálogo e Emoções;
  15. Estrutura da Narrativa Digital;
  16. Design de Narrativa Digital para Crianças;
  17. Abordagem Transmídia;
  18. Criação de uma obra de Narrativa Digital Interativa: processo de desenvolvimento.

Curso gratuito, vagas limitadas.

Data: 16 e 17 de julho, (quinta e sexta-feira)

Horário: 15h às 19h

Estacionamento gratuito ao lado do Jornal O POVO.

 

 

Compartilhe

Promoção

Paulo Abel

Paulo Abel

Gênero:
Biografia
Autor:
Elvis Matos
Preço:
R$ 9,50

Recomendação

João e o Pé de Feijão

João e o Pé de Feijão

Gênero:
Infantojuvenil
Autor:
Klévisson Viana
Preço:
R$ 32,00